O Brasil além do futebol


Capa do portal IG, essas duas notícias me chamaram atenção: Fábricas centenárias param pela alta do preço do algodão” e “Fábrica mais antiga de Brusque vai comprar tecido da China”. Importar é cada vez mais a alternativa escolhida para a sobrevivência do mercado têxtil e do vestuário. É preciso ser competitivo para sobreviver, essa lição todo mundo sabe. Mas nesse mercado mais competitvo postos de trabalho somem, os empregados, também consumidores, são lançados ao posto de desempregados.

O reflexo para a economia brasileira é proporcional ao tamanho do setor e esse é o segundo maior empregador do Brasil. É o maior cotratante de mão de obra feminina. Jun Nakao, estilista e diretor de arte, na gravação do documentário Pano pra Moda fazia uma reflexão sobre o futuro da moda brasileira. Para o estilista trabalhar com design e criação vai ser cada vez mais raro. O profissional de moda vai ser um especialista em comércio exterior alertou Nakao, que realizou o desfile eleito o melhor de todos os tempos da São Paulo Fashion Week.

O mundo está cada vez mais dinâmico e o Brasil parece seguir os passos dos Estados Unidos que é o maior consumidor de tênis do mundo mas não produz um par de calçado sequer. Apostar na renovação da infraestrutra tecnológica, políticas cambiais e um plano econômico para incentivar a produção têxtil e do vestuário são pautas que devem ser constantemente discutidas, revistas e implantadas. Esse é um país com terras férteis e indústria petroquímica. Algodão, sintéticos, mão de obra e criatividade  com certeza fazem do Brasil muito mais que um país do futebol.

o custo variável do algodão interfere em toda cadeia produtiva

Para saber mais sobre o assunto:

Alta no preço do algodão já afeta indústrias têxteis e de fios

http://www.fiems.org.br/novo/noticias-ler/Alta-no-preco-do-algodao-ja-afeta-industrias-texteis-e-de-fios-do-Estado/9278

Fábrica mais antiga de Brusque vai comprar tecido pronto da China

http://economia.ig.com.br/empresas/industria/fabrica+mais+antiga+de+brusque+vai+comprar+tecido+pronto+da+china/n1238085205689.html
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s