Stylist :: quando a roupa vira conceito


O conceito de uma marca é desenhado por diversas frentes que indicam seu posicionamento. É essa diretriz que permite o princípio de uma conversa coerente produto X consumidor. É feminino? Adulto? Qual classe social está inserido esse consumidor, que locais frequenta, que carro usa.

É a partir de informações como essas que profissionais do marketing, agência de publicidade e assessoria de imprensa vão desenvolver campanhas, press kit e todas as peças de uma ação de comunicação. E a roupa como vai ser apresentada? Desfile show, desfile técnico, catálogo, site, vídeo e editoriais de moda estão entre os meios mais tradicionais. E em toda boa produção há por trás o stylist, o profissional que vai imprimir todo o conceito da marca para as roupas, compondo os looks que irão tornar o produto desejável.

A Stylist e fashion producer Mariana Arribas dá vida a editoriais para revistas como Joyce Pascowitch, Elle, Vogue e Rolling Stone. As peças, quase sempre são produzidas com as assessorias de imprensa das marcas, que dispõe do acervo de seus clientes e os emprestam  às produções, desde que as mesmas sejam voltadas ao público de seus clientes.

Foto Simone Monte
Produção luxuosa para conversar com o público AAA da revista Moda Joyce Pascowitch

Moderno e com grande influência sobre o público jovem, o stylist Daniel Ueda tem como marca pessoal o trabalho com sobreposições. Sua habilidade em compor looks mixando diversas peças de forma inovadora e harmônica reposicionou marcas como a Colcci. A grife que hoje desfila no SPFW nos anos 90 produzia moletons e tinha como logo o mascote Digby.

Digby, antigo mascote da Collci

Com a entrada da Gas-br, agência de publicidade especializada em moda no final dos anos 90, um reposicionamento foi planejado e implantado para acompanhar os novos rumos da marca que buscava. O produto mudou e sob a direção de criação do diretor de arte Ricardo Tronquini, hoje responsável pela direção de criação do núcleo C&A na DM9DDB, uma nova imagem coordenada foi desenvolvida e a marca passou a ter duas campanhas publicitárias por ano. As produções de fotos e de vídeo ganharam nomes de peso do mercado de moda, entre eles, Daniel Ueda.

O trabalho de stylist foi um dos alicerces para a mudança da imagem da Colcci
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