A Ciranda da Moda


Após 23 anos, Alexandre Herchcovitch deixa a marca que leva seu nome, diz matéria na Folha de SP de hoje [24.02.16]. A notícia não me surpreende. Na moda brasileira não é novidade estilistas deixarem a direção criativa do negócio que fundaram.

Lembro quando a Colcci foi vendida para a AMC Têxtil em 2000, na época Grupo Menegotti, que até então possuía a Malharia Menegotti e a extinta NINEtoFive em seu portfólio de empresas. Lila Colzani, fundadora da Colcci, permaneceu à frente da direção criativa por mais um par de anos, quando então resolveu desligar-se de vez do antigo negócio. Em 2008 Marcelo Sommer, Fause Haten e o próprio Alexandre Herchcovitch venderam suas marcas para o grupo gestor I’M (Identidade Moda), mas os acordos foram desfeitos por descumprimento de contrato e falta de pagamento do contratante. Foi para a AMC Têxtil que Sommer concretizou a venda e assim como Lila, algum tempo depois se desligou do negócio e do próprio nome, pelo menos, comercialmente. Amir Slama, o papa da moda praia brasileira, vendeu a Rosa Chá para o Grupo Marisol em 2008 onde permaneceu um ano. A marca que foi ícone de beachwear e lançou Slama aos holofotes das passarelas do Brasil e de outros países, já não existe mais.

Em 2008 Fause Haten afirmou em entrevista ao Estadão que havia vendido sua FH não por dinheiro, mas porque precisava de gestão. Não foi o que encontrou. Ainda não é certo o futuro da marca HERCHCOVITH; ALEXANDRE que atualmente pertence ao grupo InBrands. Ao que as experiências pregressas apontam, estilistas brasileiros talentosos, capazes de conquistar o gosto do público das semanas de moda no Brasil, de Nova York, Paris ou Londres, o país possui. Gerir e fazer negócio, parece continuar sendo a maior obstáculo a ser enfrentado pelos criadores e produtores da moda nacional.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s